Em fevereiro deste ano, aproximadamente 80 cidades do Brasil e de outros países vizinhos realizaram suas edições do Festival Integrado Grito Rock América do Sul 2010. Foi uma maratona de produção - pensar de forma ampla a divulgação, circulação, viabilidade e outros vários pontos de uma ação coletiva deste porte, que no fim acabou por provar que um Circuito totalmente integrado é possível.
Agora, a frente de distribuição Fora do Eixo Discos apresenta o material coletado nestas cidades, com o Combo Grito Rock 2010: Áudios e Documentários do GR América do Sul 2010. São ao todo 9 faixas de áudio e 15 episódios do Grito Doc - documentário produzido em 15 cidades nas quais o festival foi realizado - cada um com foco em uma particularidade do festival.
O Circuito Fora do Eixo
O Circuito Fora do Eixo é uma rede de trabalhos concebida por produtores culturais das regiões centro-oeste, norte e sul no final de 2005. Começou com uma parceria entre produtores das cidades de Cuiabá (MT), Uberlândia (MG), Rio Branco (AC), e Londrina (PR), que queriam estimular a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos nesta rota.
Daí, iniciativas como o Grito Rock América do Sul, que já vem demonstrando avanço nas relações com a América Latina (Em 2010, das 74 cidades participantes, 4 são da Argentina, Bolívia e Uruguai), e ainda o Festival Fora do Eixo, que em 2010 contou com duas edições, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro.
Daí, iniciativas como o Grito Rock América do Sul, que já vem demonstrando avanço nas relações com a América Latina (Em 2010, das 74 cidades participantes, 4 são da Argentina, Bolívia e Uruguai), e ainda o Festival Fora do Eixo, que em 2010 contou com duas edições, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro.
Nevilton (PR) no Grito Rock Sorocaba.
O Compacto.Rec
O Compacto REC é um projeto que teve início em 2007, com o objetivo de lançar singles virtuais em rede, através dos veículos de comunicação integrados ao Circuito Fora do Eixo. A primeira banda lançada foi a Madame Saatan (PA). Na sequência vieram artistas de todas as regiões do país como as elogiadas Bang Bang Babies (GO) e Filomedusa (AC). No segundo semestre de 2009 o projeto foi retomado, tendo lançado, desde então, álbuns das bandas Porcas Borboletas (MG), Boddah Diciro (TO), Rinoceronte (RS), Linha Dura (MT)Johnny Suxxx (GO), Nevilton (PR) e, recentemente, Uganga (MG). Com a liberação dos fonogramas para downloads, o projeto alinha uma iniciativa de trocas para remunerar o autor do trabalho, em um sistema de economia solidária, pautado na oferta de serviços e produtos integrados ao Circuito Fora do Eixo.
Sobre o CD
O CD é composto pelas 9 faixas das edições Bauru (SP), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Patos de Minas (MG), Ribeirão das Neves (MG), Sabará (MG), São Carlos (SP) e Sorocaba (SP), com bandas como Monograma (Belo Horizonte) e Aeromoças e Tenistas Russas (São Carlos). Já os documentários, que foram lançados durante e após o festival, são dividos em 15 episódios com temas como Produção Colaborativa, Hospedagem e outros detalhes da estrutura dessa ação integrada.
Acesse o blog do COMPACTO.REC e baixe agora: